5 Dicas Para Evitar o Desgaste dos Pneus

Algumas sugestões para Evitar o Desgaste dos Pneus. Confira!

5 Dicas Para Evitar o Desgaste dos Pneus

O estado dos pneus é determinante para uma condução não só de qualidade, mas também segura para o motorista. No entanto, eles são algumas das peças que mais sofrem com o uso intenso do veículo, por isso, evitar o desgaste dos pneus parece praticamente impossível.

10 dicas para que os pneus do seu carro durem mais
► Como cuidar dos pneus do seu carro?

Porém, muitas vezes alguns componentes do veículo influenciam na conservação deles, mesmo sem termos conhecimento. Neste artigo daremos algumas dicas de pontos de atenção que você deve ter para evitar o desgaste prematuro de seus pneus. Confira!

1. Cuidado com o sobrepeso

Juntar os amigos para viajar e ser o motorista da vez é divertido, mas com tantas malas e muitas pessoas no veículo, é fato que a força necessária para que se movimente será muito maior.

Isso faz com que, além de consumir mais combustível, o desgaste seja maior na parte dos pneus, pois eles terão que exercer mais força de atrito, além de lidarem com a pressão sobre a borracha.

2. Mantenha o veículo alinhado para evitar o desgaste dos pneus

O alinhamento é um procedimento muito importante para a condução do veículo de maneira correta. Ao menor sinal de dificuldade em manter o carro em linha reta, sentindo que ele “puxa” para um dos lados, é necessário ver um mecânico para um possível alinhamento. Com o tempo, isso faz com que os pneus desgastem de maneira irregular, afetando a integridade da peça.

É comum, também, que o balanceamento seja feito junto, nas rodas. Isso elimina a trepidação, deixa a condução mais macia e suave e também ajuda a preservar os pneus por mais tempo.

3. Não freie bruscamente

Para quem quer evitar o desgaste dos pneus, frear bruscamente é quase um ato criminoso! O popular “cantar pneu” deteriora rapidamente a borracha das peças, tudo devido ao atrito elevado dos pneus com o asfalto.

Não só isso, a atitude ainda faz com que o sistema de freios seja afetado, bem como, após algumas freadas, gera um aumento no consumo de combustível.

4. Faça o rodízio de pneus corretamente

A maioria dos carros encontrados e vendidos no Brasil utilizam o sistema de tração dianteira, que faz com que os pneus dianteiros sofram mais desgaste do que os traseiros devido ao esforço e torque do motor.

Fazer o rodízio corretamente equilibra o desgaste e aumenta a vida útil do sistema. Para realizá-lo é necessário verificar algumas características do carro, como a tração, o tipo de pneu e as medidas. Consulte um profissional para não errar!

5. Calibre os pneus periodicamente

Pneus mal calibrados, tanto para mais quanto para menos do que o necessário, também sofrem mais desgaste do que aqueles que são calibrados da maneira certa e no período estimado.

Verifique com o fabricante dos pneus qual a pressão ideal ao ser utilizada e sempre que possível, realize o serviço em um posto de gasolina ou mecânico para evitar o desgaste dos pneus.

One thought on “5 Dicas Para Evitar o Desgaste dos Pneus

  1. Pingback: Dicas para alinhamento e balanceamento

Deixe uma resposta