Todo proprietário de veículo deve realizar uma prática de calibração de pneus semanalmente é essencial para garantir que os componentes tenham a quantidade certa de ar, garantindo também maior economia de combustível.
Isso acontece por causa da pressão que, quando administrada de forma correta, garante um menor desgaste do pneu e boa dirigibilidade. Consequentemente, pneus bem calibrados e com a quantidade correta de libras também aumentam a segurança, reduzem a emissão de CO2 na atmosfera e geram economia.
Segundo o gerente geral de Engenharia de Vendas da Bridgestone, José Carlos Quadrellim, é fundamental que o motorista esteja atento à calibragem do pneu, pois o item é a principal ligação entre o veículo e o solo. A sua calibragem correta garante um melhor aproveitamento dos sistemas de suspensão, tração, direção, frenagem e transmissão.
Como calibrar os pneus do carro
A princípio, a calibragem deve ser analisada com os pneus frios, em um posto não mais do que 2 km do local onde o motorista está. Além dos quatro principais, o estepe também deve ser examinado e calibrado, pois trata-se de um item reserva para eventuais emergências.
Em seguida, o proprietário do carro deve consultar a calibragem recomendada pelo fabricante do carro. As informações podem ser consultadas no manual do veículo, em certos casos, no lado de dentro da tampa do bocal de combustíveis ou na parte interna da carroceria, mais precisamente na porta do condutor.
Após ter certeza da pressão ideal para o veículo, cabe ao motorista se dirigir ao calibrador e realizar os seguintes passos:
⦁ Digite o número no visor do calibrador e acione-o;
⦁ Em seguida, retire a tampa da válvula do pneu;
⦁ Feito isso, aperte a trava na ponta do calibrador (quando houver);
⦁ Encaixe a mangueirinha na válvula;
⦁ Espere o apito do equipamento indicando a pressão ideal; e
⦁ Por fim, retorne com tampa da válvula.
Via: Edital Concurso Brasil