Como cuidar dos pneus do carro durante a quarentena?

Diante da quarentena para conter a disseminação do COVID-19 milhões de automóveis estão parados em suas garagens. Algumas práticas simples garantem a durabilidade dos pneus durante o período que o veículo não é usado, isso exige uma série de cuidados com o carro, incluindo a limpeza da cabine e o combustível que está no tanque. Mas você sabia que até os pneus demandam atenção nesse período?

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O principal problema é que o pneu perde, gradualmente, o ar comprimido em seu interior. Normalmente esse esvaziamento é compensado ao calibrar o composto semanalmente no posto.

Como cuidar dos pneus do carro durante a quarentena?

Como os órgãos de saúde não recomendam saídas de casa para tudo que não for essencial, é possível contornar esse problema de duas formas.

Como resolver?

A mais simples é encher mais o pneu. O ideal é ver no manual do proprietário qual é a pressão recomendada para quando o veículo está cheio. Esse índice varia de carro pra carro, mas pode ser quase 10 lb/pol² acima do valor padrão.Pneus danificados não precisam estourar para você se dar conta de um dano (Foto: Pxhere/Reprodução)BOLHAS NOS PNEUS E AROS DEFORMADOS ACELERAM A PERDA DE PRESSÃO (FOTO: PXHERE/REPRODUÇÃO)

Feito isso, leve o veículo com cuidado até onde será armazenado. Isso é importante pois em alguns modelos a pressão extra sem que o carro esteja carregado pode reduzir a aderência dos pneus.

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Outra solução, mais cara e complexa, é colocar nitrogênio nos pneus. Esse gás inerte é vendido em algumas borracharias e reduz a perda de pressão.

O nitrogênio pode vir de tanques ou produzido por máquinas especiais, e o custo de colocá-lo pode chegar a R$ 25 por pneu, dependendo da oficina.

Não seja chatoNico Rosberg numa bela fritada de pneus (Foto: Ivan Carneiro/Autoesporte)O ACHATAMENTO DOS PNEUS TAMBÉM ACONTECE QUANDO AS RODAS TRAVAM EM FRENAGENS (FOTO: IVAN CARNEIRO/AUTOESPORTE)

Um problema comum em carros armazenados por muito tempo é a deformação permanente do pneu. O chamado “achatamento” acontece quando o pneu fica parado em um mesmo lugar por muitos meses.

Esse risco é muito pequeno para esse período de quarentena, e não exige que o carro fique apoiado sobre suportes — algo comum em veículos clássicos.

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Uma forma simples de contornar esse problema é movimentar o veículo alguns centímetros para frente ou para trás a cada 15 dias, alterando a posição do pneu.

Via: revistaautoesporte