As tradicionais celebrações de fim de ano, acompanhadas de uma viagem com amigos ou família, exigem atenção com seus pneus antes da partida. Para que a viagem seja divertida e segura, é imprescindível a vistoria do veículo para evitar dores de cabeça e inquietações ao longo do caminho.
Dicas para evitar dores de cabeça com pneus e viajar tranquilamente
Um dos itens mais importantes na revisão são os pneus do automóvel. Eles despertam grandes preocupações entre os motoristas, pois, dirigir com pneus “carecas” pode colocar a vida de todos os usuários em perigo, além de ser considerado uma infração de trânsito passível de multa.
É preciso ter em mente que cuidar da segurança de todos que estão no carro vem em primeiro lugar. Um segundo ponto é evitar transtornos e atrasos na viagem por causa de problemas no veículo, além de que esses problemas podem bater forte no bolso, seja pelos reparos posteriores, ou porque a maioria das panes de veículos nas estradas rendem multas previstas na leis de trânsito.
Os pneus são responsáveis pela aderência no asfalto, fator que gera estabilidade nas curvas e traçados, além de serem preparados para situações climáticas adversas, e a instabilidade nas pistas causadas por derramamentos de resíduos sólidos e líquidos (como areia, produtos químicos e oleosos).
Mas, quais devem ser os cuidados com os pneus antes de pegar a estrada?
A primeira preocupação do proprietário do veículo deve ser com o desgaste dos pneus. Nesse caso, a checagem se dá com a condição atual dos pneus que atinjam ou ultrapassem o limite de 1,6mm de profundidade dos sulcos – os pequenos canais esculpidos na banda de rodagem do pneu.
Para ajudar o motorista, existe um indicador na banda de rodagem. Este indicador é chamado de Tread Wear Indicator (TWI), uma saliência de borracha colocada dentro do sulco do pneu. Caso atinja esse limite, a troca deve ser feita antes da viagem pela segurança de todos os usuário
Embora a maioria dos motoristas saibam, os pneus devem ser calibrados levando em conta o peso que está sendo levado. Um carro sem bagagem e apenas com o motorista pode exigir uma calibragem menor do que um automóvel carregado de malas e quatro passageiros, por exemplo
O pneu reformado é indicado para viajar?
Os pneus reformados oferecem rendimento quilométrico semelhante ao de um pneu novo. A diferença é que saem com um valor 75% mais econômico para o consumidor, o que apresenta uma redução de 57% no custo/km para o setor de transporte, por exemplo. Os pneus são o segundo maior custo de uma transportadora, atrás somente do combustível.
Quais outros fatores devem ser verificados nos pneus?
É necessário checar se os pneus encontram-se alinhados, sem desgaste irregular e a calibragem estar adequada aos padrões previstos na legislação.
O balanceamento das rodas e pneus também são são importantes. Essa revisão deve ser feita a cada 10.000km rodados, na troca ou no conserto do pneu, quando o automóvel sofrer impactos na suspensão ou quando o carro estiver “puxando” para um dos lados.
Via: Garagem 360