Fui multado ao falar no telefone dirigindo, como recorrer? Hoje o celular é a ferramenta mais versátil e utilizada pelos seres humanos em todo mundo. É possível se fazer tudo pelo celular: pagar contas, fazer pesquisa, trabalhar, enviar e-mails e muito mais. Mas você é daquelas pessoas que tem sempre o celular na mão e se descuidou ao falar no telefone dirigindo?

Atenção!
A multa por dirigir falando ao celular é gravíssima. A Lei 13.281/16 alterou o CTB e definiu como infração manusear o telefone celular enquanto dirigir, incluindo a expressão: motorista estar manuseando o celular.
Aqui você vai saber o que configura essa multa de trânsito por usar o telefone e como fazer para não ser multado.
Neste artigo vou mostrar para você tudo sobre:
- multa por dirigir falando ao celular
- casos onde há – ou não – infração
- Como recorrer sua multa de trânsito por dirigir falando ao celular
- uso de aplicativos no telefone pode causar multa?
Valor da Multa de celular
A infração por falar ao telefone celular era é uma multa média. Com o valor de R$ 85,13 e 04 pontos somados na CNH.
Mas há como recorrer multa por dirigir falando ao celular?
Os telefones celulares podem ser os causadores de muitas infrações. Contudo eles também possuem recursos que podem salvar você de ter uma multa indevida aplicada na sua CNH!
Hoje em dia existem vários aplicativos para telefones celulares que conseguem monitorar, através de internet ou sistema de GPS, a exata localização que você está.
E isto pode tirar você do local onde a infração foi anotada e contribuir para anular uma multa de trânsito. Nesta situação, o celular é a melhor prova de que o infrator não é você.
Outro ponto que tive a oportunidade de utilizar na construção de recursos foi o registro de chamadas do telefone, onde você pode comprovar se houveram (ou não) chamadas daquele telefone no momento da infração.
Esses argumentos não são absolutos, mas existem várias outras formas de contestar uma infração por utilizar o telefone celular.
Mas a principal defesa é o conhecimento. Saber utilizar todos os recursos de nossa legislação e estar atento a todas as mudanças da lei.
Via: Doutor Multa