Você tem que entrar em um novo motor de carro? ter. Mas há mais: não é apenas o motor que está com defeito, mas os pneus e freios. o mesmo?
O carro novo não precisa mais, como no passado, de rodar 4 mil ou 5 mil km “de leve”, pois os componentes móveis do motor se ajustam entre 500 km e 1000 km rodados. Em relação aos pneus, ninguém imagina que eles também exigem “amaciamento”.
Um pneu novinho, seja no carro zero km, ou ao se trocá-los, só vai oferecer bom atrito com o asfalto depois de rodar algumas dezenas de quilômetros.
Por falar em atrito, é assim que funciona o freio do carro: atrito entre pastilhas e discos ou lonas e tambores. Então, no carro zero (ou ao se trocar pastilhas), o freio só terá máxima eficiência depois que tiver também rodado algumas dezenas de quilômetros.
Então, curiosamente, a necessidade de rodar “manso” durante algum tempo é para reduzir o atrito entre alguns componentes (motor) e aumentar o de outros (pneu e freio).
Via: www.autopapo.uol.com.br