Oficina de Conserto, Troca, reparo e Venda de Direção Hidráulica Cruzeiro

mecânico de Direção Hidráulica Cruzeiro

JForte Pneus é a sua oficina especializada em Conserto, Troca, Venda e reparo de Direção Hidráulica próximo da região do Cruzeiro!

direção hidráulica é um sistema que utiliza da mecânica dos fluidos para transformar o processo de definir a trajetória do seu veículo mais fácil, sem exigir muito esforço do motorista. Exigindo menos esforço do condutor, a dirigibilidade se torna mais suave e pratica, mas esse não é o único benefício da direção hidráulica, você sabe quais são os outros?

Bom, para começar, segurança, em um carro com direção mecânica, o contato do condutor com a direção em si é direto, ou seja, qualquer buraco ou ondulação que o condutor pegue trafegando com o seu veículo, irá ter um reflexo gigantesco no volante, podendo causar um acidente.

Em um carro com direção hidráulica, o reflexo das imperfeições do asfalto são menores, por conta que o condutor precisa de menos esforço para conduzir do veículo além do sistema absorver parte dos impactos.

Quais são as peças que compõem a Direção Hidráulica?

Bomba hidráulica – Um dos principais itens deste sistema, é responsável por gerar pressão de óleo suficiente para movimentar o pistão hidráulico da caixa de direção.

Válvula rotativa – Tem a função de direcionar para qual lado do pistão hidráulico irá o óleo sob pressão mecanicamente, somente pelo giro do volante.

Sua estrutura principal é fixada na coluna de direção e possui canaletas das quais permitem a passagem do óleo conforme o ângulo do volante.

Pistão hidráulico – A sua função é receber a pressão do óleo direcionado pela Válvula rotativa para então, movimentar a cremalheira e assim exigir menos esforço do condutor ao virar o volante do veículo.

Como funciona a Direção Hidráulica no Cruzeiro?

A direção hidráulica tem um princípio de funcionamento bem básico, porém como realmente funciona é algo realmente bem interessante e mais complexo do que parece, mas calma que irei te explicar em alguns curtos parágrafos como é seu funcionamento. Vamos lá:

Ao girar o volante, Consequentemente o condutor estará girando a coluna de direção, que por sua função irá movimentar a válvula rotativa e o pinhão.

O pinhão é uma engrenagem que fica no final da coluna de direção junto da cremalheira, e tem a função de direcionar para qual lado as rodas irão virar, pelo contato mecânico das engrenagens.

Após o movimento do volante as aletas da válvula rotativa se coincidem com as tubulações que vem da bomba hidráulica, dirigindo o fluido com pressão para um dos lados do pistão hidráulico.

Após o direcionamento do fluido sob pressão, o pistão irá se movimentar para o lado desejado, movimentando o semieixo que por sua vez movimenta a roda, dirigindo o veículo para a direção correta.

Vantagens e desvantagens da direção hidráulica?

Assim como a direção elétrica, a direção hidráulica possui algumas vantagens e desvantagens, também irei citá-las abaixo:

Vantagens:

  • Direção até 80% mais leve do que a direção mecânica, facilitando a condução em relação a direção mecânica.
  • Possui um baixo custo de manutenção em relação a elétrica.

Desvantagens:

  • No caso de danos ou defeitos apresentados no sistema, é necessário um especialista.
  • Por ser conectado ao motor do carro, ele acaba roubando um pouco de sua força, causando um consumo a mais para o veículo.

Perguntas comuns sobre Direção Hidráulica

Como toda maquina, um dia ela irá precisar de uma manutenção, tanto preventiva tanto como corretiva, sendo assim irei citar alguns problemas e defeitos que a direção hidráulica pode vir a apresentar algum dia.

Volante Descentralizado, e agora?

Um problema muito comum hoje em dia e muito mais comum nas grandes metrópoles, por conta do asfalto irregular e o excesso de buracos na via.

Com esses problemas de infraestrutura, se estivermos dirigindo em uma velocidade moderada e acabar caindo em um buraco grande, podemos alterar o alinhamento da direção do veículo, ou seja, ficar com o volante torto.

Para resolver este problema, o condutor deverá levar um carro em especialista para que possa verificar a integridade do sistema ou realizar um simples alinhamento!

Porque a direção hidráulica fica pesada?

Você já dirigiu algum carro com a direção hidráulica dura? Existem diversos fatores que podem causar este problema, irei citar alguns mais comuns e por que eles são causados.

Obstrução das mangueiras e conexões: com esse defeito, o motor não consegue gerar a pressão suficiente para então movimentar a cremalheira, deixando a direção trabalhar sem o sistema hidráulico.

Esse defeito pode ocorrer por conta das impurezas geradas pelo desgaste natural dos componentes internos do sistema.

Correia Frouxa: gerando pouca rotação para a bomba hidráulica, ela se torna incapaz de gerar a pressão suficiente para movimentar o sistema.

Esse defeito pode ser causado pelo desgaste da correia ou afrouxamento do tensionador.

Outro problema causado pelo afrouxamento é um chiado constante e alto ocorrido pelo atrito da correia com a polia.

Ar no sistema hidráulico da bomba: Este item pode causar um barulho alto na região do cofre do motor ao esterçar o volante ou até mesmo com o volante reto.

Para o correto reparo, é necessário realizar uma sangria completa e a correta aplicação do fluido.

Vazamento de Direção Hidráulica

Como todos os outros problemas mencionados, existem alguns fatores e itens que pode estar danificados para ocorrer algum vazamento como:

 Vedação danificada: Caso seja realmente esse o problema, o vazamento pode ser mínimo, gerando uma humidade de óleo nas mangueiras e tubulações do sistema ou em partes próximas.

Cremalheira danificada: Para acontecer algum dano na cremalheira é necessário que haja uma oxidação em sua carcaça ou por riscos em si.

Ruídos hidráulicos: Neste caso pode ser algumas coisas bem simples e fáceis de serem resolvidas, como por exemplo:

Mangueiras ou tubulações em contato com outros componentes: Para que isso ocorra foi necessário que em uma montagem ou manutenção de algum componente próximo, se de o descuido de deixar próximo demais ou encostado algum item nas tubulações da direção hidráulica.

Tubulações amassadas ou dobradas: Caso as Tubulações estejam dobradas, o fluido sob pressão vai ter uma vazão menor ao encontrar o vinco gera um ruído diferente de todos do motor.

Isso pode ocorrer por conta de impactos realizados sobre a tubulação.

Prováveis causas do defeito na Direção

Para este problema ser ocasionado, existem alguns itens que podem ser danificados, como por exemplo, alguma mangueira furada, caixa de Direção danificada ou reparos desgastados, bomba hidráulica vazando, reservatório de óleo hidráulico danificado.

Após tentar verificar o problema com o carro em solo, não obtivemos sucesso e tivemos que levantar o carro no elevador, onde foi constatado que o problema se encontrava na mangueira que fazia a ligação da bomba a hidráulica a caixa de Direção hidráulica, a mesma possui um vazamento em sua parte de alumínio, e deveria ser substituída ou realizar um reparo na mesma (solda).

Problemas que podem vir a acontecer caso o problema na direção não seja solucionado

Se o vazamento não for resolvido, o sistema de Direção hidráulica vai trabalhar vazio, com isto o problema pode se agravar, devido à falta de fluido no sistema, a bomba hidráulica pode vir ser danificada. Por não ter sido desenvolvida para trabalhar sem pressão, caixa de direção pode até quebrar devido a este pequeno problema, caso isso ocorra com o veículo em movimento, o condutor pode perder o controle do veículo, causando um possível acidente.

Ferramentas e equipamentos utilizados neste serviço automotivo

Para a realização deste serviço com excelência e qualidade, utilizamos as ferramentas listadas abaixo:

  • Elevador automotivo,
  • Chaves Fixas e combinadas,
  • Jogo de boca e catraca,
  • Reservatório para o descarte de Óleo,
  • Pano Seco.

Tempo Estimado de Conserto de Direção Hidráulica

Para realizar o reparo da caixa de direção, foram orçados dois tipos de serviços diferentes

Realizando a substituição da mangueira, tendo a nova em mãos, o tempo pode variar de 2 à 3 horas (o prazo pode sofrer alteração caso algum componente não esteja em suas condições normais de trabalho), contabilizando a remoção e montagem da mangueira nova, além de realizar todos os teste necessários para verificar se o sistema está trabalhando normalmente sem vazamentos.

No caso do reparo por soldagem, o nosso tempo estimado de serviço aumentará, devido a necessidade de encaminhar a tubulação para um especialista em solda de alumínio, porém os demais procedimentos de montagem são os mesmos.

Quanto custa o serviço de Direção Hidráulica no Cruzeiro aqui na JForte Pneus?

Caso o proprietário optar pela troca da tubulação, o custo do serviço fica em Média R$ 900,00 o valor das peças junto com a mão de obra. Se o proprietário optar em fazer o reparo (solda), o valor fica em média R$750.  

LOJA JFORTE PNEUS

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