Pane Seca – O que é? Como Resolver?

A Pane seca acontece quando o veículo para de funcionar devido à falta de combustível, fazendo com que o automóvel pare completamente. Mas afina de contas o que motivou a pane seca? Foi algum problema técnico, como o consumo excessivo, marcador com defeito, ou simplesmente descuido? Independente dos motivos, a penalidade para quem fica parado em via pública por falta de combustível é pesada, inclusive na carteira de motorista do condutor, já que nesse caso, segundo o artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa é de R$130,00. A infração, considerada média, gera quatro pontos na CNH.

Pane Seca - O que é? Como Resolver?

► Multas por Excesso de Velocidade – Posso recorrer?
► Carro rebaixado não pode ser guinchado, entenda!
► Como viajar em segurança e sem preocupação?

A pane seca pode trazer vários outros prejuízos, já que dirigir o carro na reserva aumenta consideravelmente as chances de ocasionarem outros problemas mecânicos, principalmente na bomba de combustível, componente responsável por mandar álcool ou gasolina do tanque para o sistema de injeção do carro. Isso ocorre por um simples motivo: a bomba, que fica localizada no interior do tanque, trabalha imersa no combustível, que é fundamental para resfriá-la. Se tem pouco combustível, ela tende a esquentar, aumentando, assim, a sua probabilidade de queimar.

► 7 Dicas para escolher o pneu ideal para o carro
10 Dicas sobre a Troca de Óleo do Carro
► Dicas Para Limpeza Do Carro Durar Mais Tempo
Dicas para preservar a embreagem do automóvel
Quando devo trocar a correia dentada?
Raladinha nas rodas tem conserto e não fica caro!

Além disso, dirigir com o ponteiro na reserva faz com que possíveis sujeiras que se depositam no fundo do tanque passem para o sistema de injeção. Dependendo do modelo de carro, o nível da reserva, que no painel é indicado por uma luz vermelha no final do marcador de combustível, varia entre cinco e dez litros. A recomendação é sempre rodar acima de ¼ da capacidade do tanque, buscando abastecer com uma quantidade suficiente para qualquer tipo de situação.

► Freio do Carro – Dicas e Cuidados importantes
► Maior Pneu de Motocicleta do Mundo
► Direção hidráulica – Dicas e Cuidados
► Dicas para alinhamento e balanceamento

Deu pane seca, e agora como agir?

Antes de mais nada, para não causar acidentes, sempre é importante ligar o pisca-alerta e sinalizar a parada do veículo com triângulo de segurança no mínimo 40 metros de distância do carro, o equivalente a 40 passos largos dados a partir da traseira do veículo, que, de preferência, deve estar parado no acostamento (ou, na falta dele, na faixa da direita). Procure se manter em um local seguro, e longe do fluxo de veículos da via.

Recipiente para transporte de combustível

Atualmente é proibido transportar combustível em garrafas pet, ou sacolas plásticas. Segundo aponta o coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) da Raízen, José Roberto Manhães, as razões para esse tipo de restrição são várias. “O transporte de combustível é uma atividade arriscada. Além da chance de ocorrência de incêndio, o próprio contado do produto com a pele, ou a sua ingestão acidental, pode causar danos ao consumidor e às pessoas ao seu redor”, explica Manhães.

► 10 dicas para que os pneus do seu carro durem mais
► Como cuidar dos pneus do seu carro?
► 5 Dicas Para Evitar o Desgaste dos Pneus

Para evitar dores de cabeça com a pane seca, fique sempre atento ao mostrador de combustível do seu carro e procure não testar os limites da reserva. Além disso, na hora de abastecer, busque sempre utilizar postos de confiança.

One thought on “Pane Seca – O que é? Como Resolver?

  1. Pingback: Dicas de Decoração com Pneus reciclados

Deixe uma resposta