Pneu maior que o recomendado atrapalha ou ajuda? Confira!

Pneus Multimarcas na Pedro II

Para quem quer personalizar o carro, um dos pedidos mais comuns é trocar as pneus por pneus maiores. Essa mudança no seu veículo diário o tornará mais rápido?

Na verdade, não. Colocar rodas maiores em um veículo comum vai piorar a aceleração e aumentar o consumo de combustível. O efeito é meramente estético e o resultado é o contrário do esperado.

O tamanho das rodas influi muito no desempenho do veículo. O importante não é o aro, mas o diâmetro externo do pneu, que está em contato com o solo. Existe uma relação simples para explicar o efeito da alteração do seu tamanho.

  • RODAS MAIORES = MENOR ACELERAÇÃO E MAIOR VELOCIDADE MÁXIMA
  • RODAS MENORES = MAIOR ACELERAÇÃO E MENOR VELOCIDADE MÁXIMA

O ponto é a velocidade máxima. Como os veículos esportivos possuem motores muito potentes, o prejuízo na aceleração é mínimo e o ganho na velocidade máxima é grande, por isso esses veículos justificam o uso de aros grandes. Mas no caso de um veículo comum, com motores de 1.0 a 2.0, não haverá ganho nenhum na velocidade final, devido à potência e torque limitados, e o prejuízo à aceleração será grande.

Para a medida do pneu ficar proporcional, a largura da banda também será aumentada. Nos superesportivos, isso se justifica pela grande melhoria na estabilidade, necessária para o que eles se destinam. No caso de um carro comum, o resultado é um pneu superdimensionado que trará estabilidade que não será usada, com a contrapartida de aumento substancial no consumo de combustível.

Então o que fazer para melhorar o desempenho do veículo? O ideal seria colocar rodas MENORES, como os engenheiros da Fórmula 1 descobriram há 40 anos. Estes veículos usam rodas aro 13 a 15 polegadas, pois otimizam a performance. Melhoram a aceleração e o consumo de combustível, trazendo benefícios inclusive para os nossos carros do dia-a-dia. Então por que ninguém faz isso? Por pura questão estética.

O que você conseguirá colocando rodas grandes no seu carro? Saídas fracas no sinal, ganho nulo na velocidade máxima, direção pesada, aumento do consumo de combustível e piora da dirigibildade. Qual o ganho? Fica bonito. Só. Por isso, não recomendo.

Via: https://autopapo.uol.com.br/blog-do-boris/pneu-maior-que-recomendado/