O catálogo de pneus Pirelli apresenta o resultado de anos de investimento, pesquisa e inovação e inclui uma grande variedade de pneus, projetados para os diversos modelos de carros, SUVs e VANs.
Os pneus Pirelli são projetados para garantir a máxima confiabilidade na presença de altas temperaturas, graças a uma menor resistência ao rolamento, aderência perfeita no asfalto e menor espaço de frenagem.
O catálogo de pneus Pirelli inclui cinco famílias: P ZERO™, Cinturato™, Scorpion™, Chrono™ e Carrier™.
A família P ZERO™ oferece desempenho superior em contextos de direção esportiva, garantindo excelente frenagem e tração, mesmo em velocidades mais altas.
Para os consumidores que buscam um menor impacto no meio ambiente, é indicada a família de pneus Pirelli Cinturato™ e Scorpion™ , que reduzem as emissões de CO2 do veículo, graças aos materiais ecológicos utilizados e a uma menor resistência ao rolamento.
Os pneus Pirelli Scorpion™ são modelos projetados para oferecer desempenho e segurança superiores também em SUVs e Crossovers.
Para garantir a proteção do motorista e a de outros no trânsito, é importante entender possíveis causas do desgaste irregular dos pneus e como evitar esse tipo de problema.
Desgaste das bandas de rodage
Tendo como principal função desviar o fluxo d’água, que impede o contato do pneu com a pista, os sulcos das bandas de rodagem garantem que o veículo não sofra aquaplanagem. Quando estiver realizando sua avaliação, verifique se as bandas possuem mais de 1,6 mm, entre o fundo do sulco e a superfície da banda. Essa medição pode ser feita com uma régua ou através o TWI (indicador de desgaste), que são pequenas marcas que se encontram nos sulcos das bandas. Quando essas barras ficam niveladas com a banda de rodagem, é hora de fazer a substituição, uma vez que nessa situação os sulcos deixam de exercer sua função.
Desgaste irregular dos pneus
O desgaste irregular pode indicar desalinhamento das rodas ou necessidade de rodízio dos pneus. Antes de substituir o seu conjunto, solicite a verificação e a correção da suspensão do veículo conforme a necessidade. É importante também prestar atenção em vibrações ao dirigir e em inchaços ou bolhas laterais dos pneus. Em qualquer uma das situações, não deixe de levar seu automóvel o quanto antes para a avaliação de um profissional.
Atenção à data de validade
Você sabia que pneus têm data de validade? O tempo mínimo de substituição recomendado é de seis anos, não importando o uso! Você pode checar no site do fabricante e comparar com a data de fabricação estampada no pneu, por meio da sigla DOT, seguida por uma sequência de letras e por quatro números. Os dois primeiros números representam a semana e os dois últimos, o ano de fabricação.
Uma outra forma é verificar se há ressecamento. Se você notar pequenas rachaduras em todo o pneu, a borracha está se desmanchando. Neste caso, a substituição deve ser feita imediatamente.