Por que os pneus de carros elétricos são diferentes dos pneus de carros híbridos?

Por que os pneus de carros elétricos são diferentes dos pneus de carros híbridos?

Você sabia que os pneus para carros híbridos e elétricos são diferentes? Isso mesmo, nem todos os pneus são iguais, pneus para carros híbridos e elétricos possuem tanta tecnologia que o dono do carro muitas vezes nem sabe o quão sofisticados eles são. Produtos

Melhorar as características do pneu é como ter um cobertor curto. Os engenheiros aperfeiçoam um setor, mas quase que necessariamente outro aspecto do pneu piora. Não é um equilíbrio simples de ser feito. Veja o caso dos pneus da Pirelli.

Na marca italiana, uma linha de pneus foi criada especificamente para carros híbridos e elétricos, atendendo uma demanda bem específica para esses veículos: essa gama é chamada de Elect. Por natureza, sem um motor a combustão (ou este de menor volume, como nos híbridos), o silêncio reina na cabine. Por isso, o som que os pneus fazem ao rolar no solo são muito mais perceptíveis.

Algumas montadoras investem em proteções acústicas, mas o próprio pneu pode contribuir muito para esse conforto. Isso através de uma banda de rodagem menos ruidosa ou com uma espuma interna, tecnologia que na Pirelli é denominada PNCS (Pirelli Noise Cancelling System). Ela faz com que o som percebido na cabine diminua em até 25%, como se o carro estivesse andando em três rodas, não em quatro.

Para saber mais sobre o volume que esse pneu emite, o consumidor dispõe de uma arma poderosa: a etiqueta do Inmetro. Obrigatória em todos os pneus, nela há um número que indica quantos decibéis esse produto emite. Quanto menor o número, melhor o conforto acústico.

Esse número, no caso da Pirelli, é extraído em uma pista específica, onde microfones superpotentes e precisos são posicionados em um local acurado para poder medir o som de rolagem do pneu (e sempre com o carro desligado, para o som do motor não atrapalhar a medição). O Circuito Panamericano, o complexo multipistas de testes da Pirelli, é o local aprovado pelo Inmetro para essa medição.

“Um carro híbrido ou elétrico pode ser considerado o veículo do futuro. E para acompanhar essa vanguarda, o pneu não pode ser o mesmo de um carro comum, como os que atualmente observamos nas ruas”, disse Roberto Falkenstein, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Pirelli para a América Latina.

Outros destaques que o pneu que equipa um carro híbrido/elétrico tem que ter são: uma menor resistência ao rolamento, para ampliar o alcance do veículo; ter grande aderência, pois esses tipos de carros possuem um torque altíssimo desde a saída; e aguentarem bastante peso, pois as baterias ainda são o grande gargalo dos carros desse veículo, já que possuem um peso considerável.

Via: https://www.osul.com.br/por-que-os-pneus-de-carros-hibridos-e-eletricos-sao-diferentes/