Quais são as diferenças dos Pneus de um carro elétrico em relação aos Pneus Multimarcas?

Quais são as diferenças dos Pneus de um carro elétrico em relação aos Pneus Multimarcas?

Os pneus dos carros elétricos são diferentes dos pneus dos carros convencionais? Veja a resposta!

Muito falamos sobre a efetiva chegada dos carros elétricos ao Brasil. No entanto, eles trazem algumas especificidades que não são tão comentadas – ou pelo menos não tanto assim. Pensando nisso, fomos em busca de informações sobre os pneus dos carros elétricos. O que será que eles têm de diferente dos pneus dos carros convencionais?

Para esclarecer nossas dúvidas, conversamos com exclusividade com o Alisson Zampieri, engenheiro mecânico, especialista de produto na BYD Servopa Curitiba, concessionária de carros elétricos e híbridos.

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Portal do Trânsito – Em média quantos carros elétricos já temos circulando no Brasil?

Alisson Zampieri – Em julho de 2022, o Brasil superou a marca de 100.000 veículos elétricos na frota nacional.

Portal do Trânsito – Quais são as diferenças básicas entre os veículos à combustão dos elétricos?

Alisson Zampieri – Os veículos à combustão utilizam combustíveis para obter o funcionamento do motor, já o veículo elétrico utiliza um motor totalmente elétrico, tendo como fonte de energia uma ou mais bateria para a propulsão.

Portal do Trânsito – E no caso específico dos pneus, de modo geral, em que se diferenciam?

Alisson Zampieri – Os pneus dos carros elétricos são mais pesados do que os pneus de veículos à combustão, pois possuem mais massa e mais componentes para redução de ruídos em contato com o solo, essas seriam as características que diferenciam tais pneus.

Portal do Trânsito – Quais são as características básicas dos pneus de um carro elétrico?

Alisson Zampieri – Não difere muito dos pneus convencionais, pois a proposta é a mesma, porém, a diferença está no peso do veículo e na resposta de potência e frenagem.

Portal do Trânsito – Na prática, em contato com o solo, como atuam, pensando em prover segurança e estabilidade?

Alisson Zampieri – Por ter um peso maior, a proposta desses pneus é de trazer mais resposta com relação à aceleração, frenagem e precisão na direção.

Portal do Trânsito – E quanto aos valores de potência e torque, como os pneus dos carros elétricos se diferenciam aos dos veículos à combustão?

Alisson Zampieri – Como os veículos à combustão possuem um modo diferente de transmitir a potência do motor às rodas, não têm a necessidade de utilizar um pneu dessa característica, já que os veículos elétricos possuem 90% de eficiência com todo o trabalho do motor, aproveitado e distribuído nas rodas.

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Portal do Trânsito – Existe algum item ou tecnologia que seja específica dos pneus de carros elétricos?

Alisson Zampieri – Pelos veículos elétricos trabalharem com torque instantâneo, o pneu utilizado precisa ser ainda mais aderente, por isso, possui uma composição diferente do convencional. Alguns pneus utilizam em sua composição Espuma de Poliuretano de célula aberta, para redução de ruídos.

Portal do Trânsito – Como funciona a troca de pneus dos carros elétricos?

Alisson Zampieri – Não existe diferença para fazer a troca de pneus. A única diferença ficaria para a questão de sensor de disco de freio e tudo o mais, porém, isso não se enquadra apenas no carro elétrico. Isso vai se enquadrar para qualquer carro que tenha sensor de pressão, de rodagem, então, tem toda essa questão da eletrônica envolvida no carro, porém, reforço, não apenas para o veículo elétrico.

Portal do Trânsito –  Os carros elétricos também usam estepe, por exemplo?

Alisson Zampieri – Alguns modelos sim, outros já utilizam um kit de reparo para isolamento de furos, dando mais autonomia do que um pneu Run Flat, por exemplo, que seriam pneus com uma camada isolante na parte interna do pneu, a qual se expande e isola qualquer furo detectado, mas com limitação de 80 km de distância máxima após isolado.

Portal do Trânsito – E quanto ao preço? Quanto em média custa um pneu de carro híbrido e o de um carro elétrico?

Alisson Zampieri – A princípio também não há diferença. Por exemplo, aqui nós temos o  BYD Tan EV que tem um pneu com aro 22, ou seja, é um pneu bem grande. Sua projeção de preço é de três mil a três mil e quinhentos reais, chegando a no máximo quatro mil reais, o que seria basicamente o preço de um pneu de um carro convencional desse mesmo aro.

Portal do Trânsito – Por fim, quais cuidados os proprietários devem ter relacionados aos pneus quando forem comprar um carro elétrico?

Alisson Zampieri – É primordial informar o consultor de vendas, no caso de uma compra fora da concessionária, que o veículo em questão possui a motorização elétrica, a fim de situar o vendedor de qual pneu será correto ofertar ao cliente.

Via: https://www.portaldotransito.com.br/noticias/mobilidade-e-tecnologia/quais-sao-as-diferencas-dos-pneus-de-um-carro-eletrico/