A maioria dos motoristas não dá muita importância à manutenção dos pneus, mas você sabia que é um dos cuidados de rotina que pode evitar o desgaste do veículo?
Costumeiramente, as pessoas deixam para fazer essa manutenção antes de viagens mais longas, deixando os cuidados rotineiros com os pneus de lado. Nesse cenário, outras partes do carro acabam pagando o preço.
Qual a importância da manutenção de pneus?
Por serem as peças do veículo que entram em contato direto com o solo, os pneus recebem os maiores impactos e sofrem muitos desgastes com o uso ao longo do tempo. Aí não tem jeito: as condições dos pneus acabam influenciando o desempenho e a vida útil de outras peças, como a suspensão, a tração e os freios. Até o consumo de combustível sofre alterações!
O problema é que poucos motoristas percebem que, tendo alguns cuidados simples com a manutenção de pneus, é possível não só prolongar seu uso como minimizar o desgaste de outras peças, garantindo assim conforto e segurança por muito mais tempo.
Quando é preciso trocar os pneus?
Não existe uma conta exata de quanto tempo ou quantos quilômetros podem durar os pneus. O fato é que a manutenção de rotina aumenta sua durabilidade. Sem falar que os próprios pneus dão sinais claros de que está na hora de realizar a troca!
O primeiro sinal de que está na hora de comprar pneus novos é quando as barras indicadoras de desgaste (TWI), presentes entre os sulcos da borracha, chegam ao mesmo nível da banda de rodagem. É o tal pneu careca, sabe? Quando os pneus chegam a essa condição, continuar rodando com eles é um grande risco.
Lembrando ainda que a aparição de pequenos arames, que surgem justamente com o desgaste da borracha, bem como a aparição de bolhas nos pneus também são sinais de alerta, indicando que a troca deve ser feita o quanto antes.
Que cuidados tomar com os pneus no dia a dia?
O primeiro cuidado que deve entrar para sua listinha de afazeres quinzenais é a calibragem. Depois, podemos dizer que o mais importante é fazer o balanceamento, o alinhamento e o rodízio de pneus a cada 5 mil quilômetros rodados. É sempre importante levantar o carro para avaliar os pneus, pois assim é possível checar a parte interna, onde geralmente se concentram os maiores danos.
Vale lembrar que o cuidado (ou a falta de cuidado) com outras peças do veículo, como suspensão, amortecedores, freios e rolamentos, também influencia diretamente no desgaste dos pneus, ok? Portanto, nada de fixar a atenção em um ponto e se esquecer dos outros!
Um veículo com pneu em bom estado é melhor para revenda?
Um veículo com pneus em bom estado, tem um valor de revenda bem melhor do que um com pneus em mal estado. Na maioria dos casos os consumidores buscam uma oportunidade de negócio que seja um melhor custo-benefício, principalmente quando a intenção é trocar para um veículo melhor.
Via: Blog Didi Galvão